Regras

Regras Oficiais

O Futevôlei é uma modalidade praticada por duas equipes de dois jogadores cada (podendo ser praticado também em equipes de quatro - 4 X 4), é disputado em quadra de areia dividida por uma rede. A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo, exceto a mão, o braço e o antebraço.
O jogo tem por objetivos enviar a bola por cima da rede fazendo-a bater no solo da quadra adversária e evitar que a mesma toque no solo da própria quadra.
O início de cada jogada é caracterizado pela colocação da bola em jogo através do saque efetuado pelo jogador. Este executa-o golpeando a bola com um dos pés, sobre a rede, em direção à quadra adversária.
Cada dupla dispõe de 3 toques para devolver a bola, não sendo permitido ao mesmo jogador dar dois toques consecutivos.
Pontuação
Há diversas formas de disputar uma partida, abaixo as mais utilizadas:
1. Melhor de 3 Sets.
A dupla vence a partida quando ganha 2 sets. Cada Set é disputado até 18 pontos (pontos diretos), exceto o 3º set que será de 15 pontos, tendo o vencedor de conseguir dois pontos de diferença sobre o adversário em qualquer um dos sets. Isto implica que se o resultado estiver em 17-17, ou no caso do 3º set 14-14, terão de ser disputados os pontos necessários até que uma das equipes consiga essa vantagem.

2. A dupla vence a partida quando ganha 1 Set de 21 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos.

3. A dupla vence a partida quando ganha 1 Set de 18 pontos com diferença mínima de 2 pontos.

4. A dupla vence a partida quando ganha 1 Set de 15 pontos com diferença mínima de 2 pontos. 


*Cabe à organização do torneio ou grupo de praticantes definir qual a melhor opção.
Dimensões do campo
A quadra é retangular, medindo 18m x 9m e é circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura, com um espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de 8m do solo.
Superfície de jogo
O piso deve ser de areia, nivelado, o mais plano e uniforme possível, livre de pedras, conchas e qualquer outro objeto que possa representar risco de cortes ou ferimentos aos jogadores.
Linhas da quadra
Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam o campo de jogo, ambas estão situadas dentro do campo de jogo.
Todas as linhas (fitas) devem ter entre 5cm a 8cm de largura.
As linhas devem ser de cores bem contrastantes com a cor da areia.
As linhas do campo devem ser marcadas com fitas.
Zona de saque
A zona de serviço é a área situada atrás da linha de fundo, entre o prolongamento das linhas laterais, estendendo-se até o final da zona livre.
Rede
A rede mede 9,5m de comprimento por 1m de largura, com uma variação máxima de 3cm quando esticada e colocada verticalmente sobre o eixo central do campo. O bordo superior e inferior são delimitados por faixas horizontais de 5cm a 8cm de largura, feitas de lona dupla, costuradas ao longo de todo o comprimento da rede.
Faixas laterais
Duas faixas laterais de 5cm a 8cm de largura e 1m de comprimento são fixadas na rede, em sentido vertical, sobre cada linha lateral. São consideradas partes integrantes da rede.
Antenas
As antenas são hastes flexíveis com 1,8m de altura e 1cm de diâmetro. São feitas de fibra de vidro ou material similar. As duas antenas são fixadas na parte exterior de cada faixa lateral e paralelamente às mesmas.
As antenas são consideradas parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de jogo sobre a mesma.
Altura da rede
A altura da rede para competições oficiais internacionais
Masculinas2,20m     
Femininas2,00m
Em partidas de 4 X 42,00m

 
Observações: Há variações considerando a faixa etária:
Até 12 anos
Feminino: 1,70m
Masculino: 1,90m
Até 14 anos
Feminino: 1,80m
Masculino: 2,00m
Até 16 anos
Feminino: 1,90m
Masculino: 2,10m



btemplates