A Origem


A origem do futevôlei foi em função de uma proibição policial que impedia de jogar futebol na praia. Uma forma de driblar isto era usar a quadra de vôlei, com espaço e rede delimitados, o que era permitido. Foi assim que o ex-jogador Otávio Moraes, o Tatá (foto) e sua turma criaram o futevôlei em 1962.


A princípio utilizavam as traves (sem redes) dos campos de futebol de areia em substituição às redes de vôlei, e adotavam regras semelhantes ao vôlei de praia: três toques com a cabeça ou pés e a bola não podia tocar o chão dentro do espaço delimitado.



Começaram com 6 jogadores de cada lado, e com a melhoria técnica dos jogadores surgiram as duplas.



O novo esporte foi sendo difundido pelas praias cariocas e crescia o número de adeptos, entre eles alguns jogadores de futebol da época: Jairzinho, Marinha Bruxa, Vavá e Fontana, da seleção brasileira; o argentino Doval, do Flamengo; entre outros.



Na década de 80 o futevôlei cresceu e despertou o interesse da imprensa e patrocinadores, com a realização de competições transmitidas pela TV.
Em 1999 e 2000 houve uma exposição maior do esporte, com a transmissão de eventos pela Rede Globo e participação de jogadores profissionais e artistas.
Além da inclusão do esporte em novelas de cobertura nacional.



btemplates